23 março 2009

Ó p'ra ele aqui tão perto! :)


Tive muita sorte com uns amigos que eu cá sei... ;)
A Sandra e o Ricardo deram-me este ano uma prenda de aniversário que me levou às minhas sete quintas - no meio do meu Tejo, entre o Bugio e o Forte de São Julião da Barra, com o meu marido e a minha 40D ao pescoço (só a máquina - o marido costuma andar ao meu lado ;)
Não podia deixar passar esta oportunidade de agradecer a estes amigos extraordinários - já agora promovo a excelente banda de tributo aos U2, cujo baixista é o Ricardo. Visitem o blog deles (The Fly - Tributo U2) e por certo não se vão arrepender...

E lá fui eu, num sábado soalheiro de Março, com o equipamento às costas, a caminho de um "Break de Catamarã no Tejo ".
Quando digo "com o equipamento às costas" não pensem que exagero... São quase 4,5 Kg de mala à tiracolo (acreditem, fui agora mesmo pesá-la de propósito) com máquina, objectivas, baterias, cartões e sei lá eu que mais... Como vêem, sofro muito pela minha "arte" ;) - eu e o querido do meu marido, que acaba por me aliviar do fardo sempre que me apanha distraída a disparar! Ou seja, a maior parte do tempo - obrigada meu amor! (ainda bem que és grande e forte e jogas andebol e assim... :)

Bem, o passeio fez-se a partir do Porto de Recreio de Oeiras, num catamarã chamado "Louva-a-deus" - bicho que, ao contrário do que eu pensava, sabe mesmo nadar... yo! :)))
Saímos em direcção a Lisboa, invertemos a marcha um pouco antes de Algés e depois lá fomos de volta até ao largo da praia de Carcavelos. Daí, regressámos ao Porto de Recreio de Oeiras, quais lobos do mar (lol) que isto do ar marítimo dá cá uma fome... de lobo ;) - quem ficou a ganhar foi o Peter's, onde nos atirámos a umas tostas divinais! Lobos que comem tostas, pois claro... Não conhecem? São mais que as mães aqui por estes lados, são os lobos da linha do Estoril ;)))

Do passeio recordo momentos maravilhosos, deitada na rede entre os dois cascos do catamarã... (cascos ou bananas, como descobri agora... vá, venham de lá esses risinhos maliciosos ;)
O som do rio, o vento... Caramba, estava no céu! Só faltaram umas nuvens para enfeitar o céu... ou uma tempestade como nunca se viu em pleno Tejo - se é para pedir, peço a Lua!

Pronto, chega de disparates... Estava sol e (mesmo assim :) foi espectacular... Esta foto mostra o Bugio, a minha paixão em pleno Tejo plantada, aquele sítio onde um dia eu vou morar - ai vou, vou ;)

Bugio... ready for its closeup ;)

06 março 2009

A transparência... das palavras


Resolvi imortalizar o meu primeiro junquilho deste ano! Ou narciso, se preferirem, mas isso lembra-me o nome de um familiar meu que já não está entre nós (pelo menos à vista do comum dos mortais ;) e acho que é por isso que insisto em chamar junquilhos às minhas flores preferidas. Pronto :)

Aqui está ele, em toda a sua glória... (que é como quem diz, lá tive eu que montar um estaminé junto à janela da sala - outra vez - para quase conseguir fazer a foto que tinha imaginado :)


See-through

Para os puristas da botânica (embora duvide que algum ande por estas bandas a ver as minhas fotos e, muito menos, a dar-se ao trabalho de ler estes meus pensamentos...), explico já que eu sei muito bem que narcisos e junquilhos não são uma e a mesma coisa. Não quer dizer que me importe muito com isso ou que saiba exactamente quais são as diferenças, mas o facto de estar aqui a escrever sobre o assunto levou-me a pensar que talvez pudesse incluir uma lista que tirasse as dúvidas de uma vez por todas.

Infelizmente, não tenho tempo :D
Além disso, não quero arriscar que algum de vocês adormeça em cima do teclado com todos os inconvenientes e embaraços que isso vos possa causar :)

Por isso, aqui deixo uma brevíssima explicação que encontrei num extracto online d'"O Livro do Jardim", publicado pelas Selecções do Reader's Digest: "Ao contrário do narciso, o junquilho (n. jonquilla) caracteriza-se pelo seu cheiro e pelo conjunto de flores que nasce em cada caule, de cores que podem também variar.
Fica aqui a mnemónica para distinguir narcisos de junquilhos: narciso = 1 flor/caule e junquilho = grupo de flores/caule."

Triste, mas mesmo triste, é a conclusão a que chego depois disto tudo: a flor que tenho no meu vaso não deve ser um junquilho, como eu tanto desejava, mas um... narciso - este bem vivo, por sinal :)
Valha-nos isso.


Related Posts with Thumbnails

O tempo que faz...