13 maio 2010

O belo do garrafão

Este "Sr. Vinho" da Joana Vasconcelos é um espectáculo!
Temporariamente exposto no Jardim das Oliveiras do Centro Cultural de Belém, é uma escultura em ferro forjado com 5 metros de altura que recebe os visitantes, logo à entrada do jardim...

Wood vs Iron

Todos sabemos que "portuga" que se preze leva um garrafão e uma marmita para qualquer passeata... :) - mas se eu cá de garrafões e marmitas pouco ou nada percebo, sei pelo menos que adoro este garrafão e que é mesmo a minha peça preferida da obra desta escultora. O ferro forjado é trabalhado em padrões semelhantes aos das guardas das varandas da Baixa Pombalina e até o material é o mesmo - e é lindo! Seduzem-me as formas, a transparência de uma peça tão grande, as sombras que projecta na relva... Vale bem a pena ver de perto - com garantia de que não se fica a ver a dobrar :)

01 maio 2010

A antiga Praia do Restelo

Pois não se parece nada com uma praia, pois não?

A garden where a beach used to be

Hoje é a Praça do Império, em Belém. Foi construída em 1940, para a Grande Exposição do Mundo português, e actualmente o jardim é bem conhecido e muito frequentado.
Mas foi daqui que um dia partiu a armada de Vasco da Gama rumo à Índia (em 1497) e a de Pedro Álvares de Cabral que chegou ao Brasil em 1500. Era então uma praia, a chamada "Praia do Restelo", abrigada de ventos fortes e com boas condições de navegabilidade, pelo que a sua importância foi crescendo na época dos Descobrimentos. Constituía o porto mais seguro e mais procurado pelos navios que entravam no Tejo, mas também pelos que se preparavam para sair de Lisboa.

A construção do Mosteiro dos Jerónimos iniciou-se em 1502 (depois do regresso de Vasco da Gama da sua viagem à Índia) e albergou a Ordem dos Jerónimos até 1834, tendo sobrevivido ao terramoto de 1755. Levou cerca de 100 anos a ficar concluído, mas valeu a pena... :)
Related Posts with Thumbnails

O tempo que faz...